top of page
Buscar

Usucapião Extrajudicial, uma nova alternativa

  • Eduardo dos Santos Souza
  • 22 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Tradicionalmente demorada, as Ações de Usucapião recentemente passaram a ter um andamento mais rápido. Enfim chegou a hora de regularizar o seu imóvel.


Conheça a seguir um pouco mais sobre a Usucapião Extrajudicial, uma nova alternativa surgida nos últimos, e como ela pode te ajudar a rapidamente a conseguir o registro do seu imóvel.


Você certamente deve conhecer alguém que certamente tem a imagem dos advogados serem "enrolados" neste tipo de caso. Isto aconteceu ao longo dos anos por diversas pessoas que necessitaram da consultoria e auxílio de um profissional do Direito, e que raramente seus processos eram solucionados com a rapidez esperada.


Quando tal imagem é gerada, normalmente ela se justifica na extrema necessidade dos clientes para uma célere resolução dos seus processos jurídico patrimoniais, tal quais os Inventários e as Ações de Usucapião, e a absoluta lentidão com as quais tais processos se resolvem.


Ocorre que em muitas destas situações, a imagem de "enrolado" dada aos advogados é errada, pois eles também acabam sendo prejudicados por esta demora, na medida em que eles também tem interesse no rápido desenrolar dos processos dos seus clientes.


Contudo, por diversas vezes o advogado acaba se deparando com as dificuldades existentes dentro do Judiciário, que impedem uma maior celeridade das ações. No entanto, muitos já notaram a existência dessas dificuldades e passou-se a discutir alternativas plausíveis.


Assim, em uma tentativa de aliviar um pouco toda esta tensão existente, no ano de 2015 foi criada uma nova possibilidade para aqueles processos de Usucapião, que ficou mais conhecida como sendo a "Usucapião Extrajudicial".


Afinal, o que é Usucapião Extrajudicial


A Usucapião Extrajudicial consiste na transferência para os cartórios de todo o processo de Usucapião. Ou seja, ao invés dele correr perante o juiz, será tratado diretamente pelo tabelião responsável.


Esta acabou sendo uma alternativa criada tanto para conceder uma maior celeridade na regularização dos imóveis, quanto para servir de desafogo para o Judiciário.


Uma das principais características da Usucapião Extrajudicial é a conciliação. Ela consiste na concordância de todos os vizinhos com a metragem do imóvel, pois não haverá mais um juiz para decretar que o terreno terá uma determinada medida.


Desta forma, se tanto você quantos os seus vizinhos possuem bem definidos os limites dos imóveis e concordarem com a área demarcada, então já deram um importante passo para constituir a Usucapião Extrajudicial, evitando o demorado procedimento judicial.


Assim, a Usucapião Extrajudicial é a ferramenta perfeita para aqueles que precisam regularizar seu imóvel de mais maneira mais célere e não tem problemas de demarcação quanto à área do imóvel, evitando, desta maneira, gastar anos em algo que já está consumado na realidade.


Ficou alguma dúvida ou questão?


Quaisquer dúvidas e interesses acerca do tema, ficaremos felizes em responder. Marque uma consulta e se informe sobre este e outros casos com rapidez e eficiência.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Oliveira Calcagno & Santos Souza Advogados 

SIGA-NOS:

  • w-facebook
  • Instagram Social Icon
bottom of page